Circunferência
A circunferência é o lugar geométrico de todos os pontos de um plano que estão localizados a uma mesma distância r de um ponto fixo denominado o centro da circunferência.
A circunferência possui características não comumente encontradas em outras figuras planas, como o fato de ser a única figura plana que pode ser rodada em torno de um ponto sem modificar sua posição aparente. É também a única figura que é simétrica em relação a um número infinito de eixos de simetria.
Os objetos circulares estão presentes no nosso dia-a-dia. Podemos construir uma circunferência utilizando um compasso. Observe abaixo :
Diâmetro é um segmento de reta que divide a circunferência em duas partes iguais passando pelo ponto centro A.
Diâmetro é um segmento de reta que divide a circunferência em duas partes iguais passando pelo ponto centro A.

Raio é um segmento de recta que vai do ponto centro A a qualquer ponto que forma a circunferência.
Numa circunferência, podemos dizer que todos os seus pontos são eqüidistantes do ponto central (representado por "O"). O diâmetro é qualquer segmento que, passando pelo centro, liga dois pontos da circunferência ao seu centro ( como o segmento OB ou OA).
- Por meio dessas definições, concluímos que o diâmetro é o dobro do raio: d=2.r.
Observação: O círculo comumente é definido como a região formada pela circunferência e por sua área interna.
Círculo
Círculo (ou disco) é o conjunto de todos os pontos de um plano cuja distância a um ponto fixo 0 é menor ou igual que uma distância r dada. Quando a distância é nula, o círculo se reduz a um ponto. O círculo é a reunião da circunferência com o conjunto de pontos localizados dentro da mesma. É uma figura geométrica bastante comum em nosso dia-a-dia. Observe à sua volta quantos objetos circulares estão presentes:
na mesa ,
nos discos,
nos pneus ,
no ventilador ,
nas moedas ...





Agora pense o que faríamos para:
* riscar no tecido o contorno de uma toalha de mesa redonda?
* desenhar um círculo no seu caderno?
* marcar o limite das escavações de um poço no chão?
Quando falamos em círculo, ninguém tem dúvida quanto ao formato dessa figura geométrica. No entanto, em geometria, costuma-se fazer uma pequena distinção entre círculo e circunferência, sobre a qual você já deve ter ouvido falar.
A superfície de uma moeda, de uma pizza ou de um disco é um círculo.
Alunos(a): Caroline , Michael , Nailana , Ramile e Suzana .